As restrições impostas pela pandemia podem nos dar tempo para planejar e manifestar um futuro positivo para nós e nossa família
por Satguru Bodhinatha Veylanswami
A pandemia covid-19 está se provando um momento em que as dificuldades diárias enfrentadas por indivíduos e famílias são muito maiores do que as habituais. Sob o estresse do confinamento, das máscaras e do distanciamento social, a vida pode ficar excessivamente focada nos desafios do momento atual sem pensar adequadamente no futuro. Ver essa dinâmica me inspira a sugerir que reservemos tempo para estabelecer metas para o que queremos fazer quando a pandemia acabar. Feito isso, podemos colocar em prática planos de apoio que tornem essas metas alcançáveis. A necessidade de metas e planos se aplica a você pessoalmente, todos os membros da sua família, seu local de trabalho e qualquer organização sem fins lucrativos em que você esteja envolvido. Uma razão pela qual isso é particularmente importante é que a vida pós-pandemia não será idêntica à vida pré-pandêmica. Mudanças importantes ocorrerão, e metas e planos devem levar isso em conta. Que tipo de mudanças? O trabalho remoto será mais comum, e a educação das crianças pode precisar de atenção extra para compensar as limitações de meses de estudo online. Os templos podem enfrentar restrições de grandes encontros ainda por algum tempo, o que traz a necessidade de desenvolver atividades espirituais alternativas.
Meu guru dividiu o processo de planejamento em quatro etapas. Ele escreveu um sutra que afirma: “Os devotos de Siva abordam cada empreendimento com consideração deliberada e apenas agem após cuidadosa ponderação. Eles têm sucesso em cada empreendimento, tendo um propósito claro, um plano sábio, persistência e esforço.”
Propósito
Vamos olhar primeiro para a ideia de “propósito claro”. Outro termo para propósito é objetivo. As metas econômicas, é claro, são as que geralmente vem primeiro à mente de todos — atendendo às necessidades mensais, economizando para a aposentadoria e para a educação das crianças. As metas educacionais geralmente são uma prioridade secundária — e isso vale para a educação secular e religiosa das crianças, bem como para a aquisição de novas habilidades pelos adultos. Idealmente, os objetivos devem abranger os aspectos espirituais, sociais, culturais e fisiológicos da vida. Exemplos em cada área podem ser:
- espiritual: peregrinação anual a templos distantes, aprender mais hatha yoga
- social: passeios familiares especiais, participar de programas de assistência ou educação
- cultural: assistir a apresentações de música, arte, teatro e dança; aprender um ofício, um instrumento ou novas canções
- fisiológica: exercício regular, melhorias na dieta, casa, hábitos e roupas; cuidar do meio ambiente
Plano
Passando de um propósito claro para um “plano sábio” — tive oportunidades ao longo dos anos de conversar com muitas pessoas sobre alcançar seus objetivos e depois perguntar se eles foram bem sucedidos. Há muitas razões para falta de sucesso. Mas, quando se trata de um objetivo que é complicado, a razão de não ter sucesso é geralmente a falta de um plano sábio. O plano não foi cuidadosamente pensado. Não foi detalhado o suficiente. Era uma lista de impulsos mais do que um plano prático. Quando se trata de planejar qualquer tarefa complexa, é melhor consultar os outros. Sozinho, você não será necessariamente capaz de descobrir tudo. Você precisa falar com alguém que é experiente nesse campo. Por exemplo, a área imobiliária do Havaí tem seus altos e baixos característicos. Se você está pensando em comprar uma casa no Havaí, você deve falar com pessoas que sabem sobre imóveis no Havaí. Caso contrário, você pode comprar na hora errada e sofrer as consequências. Em qualquer grande empreendimento empresarial onde você está colocando as economias de uma vida em risco, é prudente contratar um consultor para garantir que você obtenha os melhores conselhos disponíveis.
Persistência
A terceira parte do sutra é “persistência”. Vamos começar com um exemplo de não persistência. Você conhece alguém com dor crônica nas costas. Eles têm um propósito claro: estão desesperados para eliminar, ou pelo menos reduzir significativamente, o sofrimento. Seu plano inclui contratar um fisioterapeuta que lhes dá exercícios para fazer. A pessoa faz os exercícios por um mês e para. Então ele vai a um médico ayurvédico. O médico sugere um regime de ervas. Isso é mais fácil do que se exercitar, e ele consegue tomar as ervas por dois meses e, em seguida, lentamente abandona o programa. Seis meses depois, enquanto a dor persiste, ele vai a outro médico para outro remédio. Isso é a natureza humana. Tendemos a ter uma solução à nossa frente, mas não persistimos nela; nós não implementamos completamente. Perdemos a paciência e queremos tentar outra abordagem. Não surpreende que não alcancemos nosso propósito claro; o de eliminarmos a dor nas costas, se saltamos de uma solução para outra continuamente.
Claro, às vezes é necessário mudar um plano quando claramente não está funcionando. Sobre isso Gurudeva escreveu: “Mutável significa indecisão, não ser decisivo. Como podemos discriminar isso e a força de uma pessoa que muda sua mente com sabedoria por causa de mudanças de circunstâncias? Uma pessoa que é mutável é inconstante e insegura de si mesmo, mudando sem propósito ou razão. A persistência descreve a mente que está disposta a mudar por razões maduras com base em novas informações, mas mantém-se firme em suas determinações através de todas as dificuldades na ausência de tais boas razões. A decisão é baseada em discriminação sábia. Tendo tomado uma decisão sólida, em primeiro lugar, apenas reconsiderá-la à luz de novas informações.”
Persistência ou perseverança é importante para superar obstáculos. Temos um grande plano, um propósito claro, estamos avançando e atingimos alguns obstáculos importantes. No mundo Hindu às vezes se pensa: “Oh, Senhor Ganesha está bloqueando o plano; eu não deveria estar fazendo isso”, e nós paramos. Encontrar um obstáculo não significa necessariamente que você deve abandonar o plano. Alguns obstáculos devem ser superados com energia, e alguns precisam de uma análise mais cuidadosa, guiada por Ganesha. A intuição guiará qual é qual. Às vezes, o problema é simplesmente que estamos sendo irrealistas. Um dos pontos que eu costumo fazer é que quanto maior um projeto é, mais obstáculos você deve esperar. Quantos obstáculos nosso mosteiro encontrou no projeto de construir um templo de granito esculpido à mão no Havaí? Muitos! Ao persistir, cada barreira foi superada. Portanto, uma vez que você crie um propósito claro e um plano sábio, certifique-se de que você está sendo realista em termos do número de obstáculos que você antecipa antes de iniciar o projeto. Então, quando os obstáculos surgem, você pode sorrir em vez de ficar desanimado. Você diz: “Oh, obstáculo número um, aqui está você. bem-vindo. Já se passaram três ou quatro meses desde que começamos, isso é esperado. Você não fica surpreso ou desanimado.
Esforço
O último conceito no sutra de Gurudeva é “esforço”. Esforço, neste contexto, significa força de vontade — a capacidade de atravessar grandes dificuldades para realizá-lo. Um exemplo de falta de esforço é o aluno que quer se dar bem na escola, que planeja acordar cedo pela manhã e estudar muito, mas dorme regularmente. O resultado? Ele não se destaca. O plano está lá, mas a força de vontade para cumpri-lo não está. A força de vontade pode ser comparada a um músculo. Músculos são tão interessantes. Quanto mais você usa um músculo, mais forte ele fica. A maioria das coisas desaparece quando você as usa. Pegue um pote de arroz. Você o usa. você acaba com um frasco vazio. Dinheiro: você tem dinheiro em uma conta bancária, você usa, a conta bancária acaba vazia. Mas a força de vontade é o oposto. Quanto mais você usa, mais você tem. Da mesma forma, quanto mais você exercita um músculo, mais forte ele se torna, mais ele pode fazer. Portanto, você precisa ter certeza de que está exercitando adequadamente sua força de vontade. Felizmente, há muitas oportunidades ao longo do dia. Gurudeva dá uma diretriz clara. Ele diz que para fortalecer a força de vontade, você precisa fazer duas coisas: terminar cada trabalho que você começar, e fazê-lo da melhor maneira possível — e até um pouco melhor. Isso fortalece sua força de vontade.
Oração
Há outro “ponto” que Gurudeva adicionou em alguns de seus escritos, a “oração”. Ele escreveu: “Certifique-se de iniciar seu sábio plano com uma oração.” Em outras palavras, vá ao templo e faça um archana, por exemplo, para Lorde Ganesha, e comece a atividade com bênçãos religiosas. Também é útil, especialmente para as grandes atividades, começar em um dia auspicioso. A astrologia hindu pode fornecer informações sobre quais dias são auspiciosos e quais dias são inauspiciosos para iniciar novos esforços.
Um propósito claro, plano sábio, persistência e esforço, iniciado com uma oração, é definitivamente uma combinação poderosa para alcançar com sucesso seus principais objetivos de vida. A pandemia atual dá tempo abundante para refletir positivamente sobre o futuro.